Amplitude térmica e queda de temperatura marcam os próximos dias em Goiás
O mês de maio segue com clima mais frio em Goiás, principalmente nas madrugadas e manhãs, com mínimas de até 13 °C em algumas cidades. A partir de terça-feira, 20 de maio, o frio se intensifica, acentuando a amplitude térmica típica desta época do ano, com grande diferença entre as temperaturas mínimas e máximas ao longo do dia.
Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), essa variação térmica será impulsionada por ventos constantes e céu limpo, o que permite que as temperaturas caiam rapidamente durante a noite, enquanto o sol forte aquece rapidamente nas horas centrais do dia.
Temperaturas mínimas e máximas por região
Em cidades como Cristalina, no Entorno do Distrito Federal, a temperatura chegou aos 13 °C nas primeiras horas do dia e deve alcançar 25 °C à tarde. Goiânia amanheceu com 15 °C, e a previsão é de que os termômetros atinjam até 30 °C.
As regiões leste, central, sul e sudoeste registram os valores mais baixos pela manhã, com mínimas entre 13 °C e 16 °C, enquanto as máximas podem alcançar 32 °C. Já nas regiões norte e oeste, o frio é menos intenso, com mínimas entre 19 °C e 20 °C e máximas próximas de 34 °C.
Umidade relativa do ar em queda durante a tarde
Com o avanço do tempo seco e as altas temperaturas à tarde, a umidade relativa do ar tem apresentado valores baixos, ficando entre 30% e 40% durante os períodos mais quentes do dia. A redução da umidade está relacionada à falta de nebulosidade, que também intensifica a perda de calor durante a noite.
O gerente do Cimehgo, André Amorim, destaca que o clima segue ameno pela manhã e mais quente à tarde, marcando uma diferença significativa em relação aos meses anteriores. Ele reforça ainda que essa condição climática exige atenção especial com a saúde, devido à baixa umidade do ar.
Período de estiagem já começou em Goiás
O mês de maio também representa o início do período de estiagem em Goiás, com uma queda expressiva nas chuvas, fenômeno que deve se estender até o segundo semestre. O predomínio do céu claro e sol forte seguirá nos próximos dias em praticamente todo o estado.


