Frio intenso marca esta quarta-feira, 25 de junho, em várias capitais do Sul e Sudeste do Brasil, com mínimas históricas e risco elevado de geada.
São Paulo, Curitiba e Porto Alegre estão entre as capitais mais afetadas por esta primeira onda de frio do inverno de 2025, que atinge seu pico nesta quarta-feira, dia 25 de Junho. A massa de ar polar que começou a avançar sobre o país na segunda-feira (23) segue provocando temperaturas muito abaixo da média, especialmente no Centro-Sul do país.
Capitais enfrentam mínimas mais baixas do ano
Segundo a Climatempo, três capitais devem alcançar as menores temperaturas de 2025 até agora nesta quarta-feira:
Porto Alegre pode amanhecer com 4 °C, superando a mínima anterior de 5,7 °C, registrada em 2 de junho.
Curitiba terá 1 °C como mínima prevista, abaixo do atual recorde de 1,2 °C anotado nesta terça-feira (24).
São Paulo, por sua vez, deve chegar aos 5°C, superando os 8,8 °C do dia 30 de maio.
Esse quadro reforça o cenário de frio histórico em capitais do Sul e Sudeste, onde os efeitos da massa de ar polar são mais sentidos nesta semana.
Previsão de geada no Centro-Sul
Com temperaturas entre 3°C e 0°C previstas para diversas áreas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para riscos de geada nos estados do Sul, em São Paulo, no sul de Minas Gerais, extremo sul de Goiás e em boa parte do Mato Grosso do Sul.
A geada deve ocorrer especialmente ao amanhecer, com risco elevado para plantações na faixa central do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O fenômeno se dá pela formação de cristais de gelo sobre superfícies expostas, quando há forte resfriamento noturno associado à alta umidade.
Céu claro e frio intenso dominam o Sul e Sudeste
Nesta quarta-feira, o tempo segue firme na maior parte dos estados do Sul, com céu limpo durante o dia e madrugadas muito frias. A atuação intensa do ar polar reduz ainda mais a temperatura no período da manhã.
No Sudeste, somente o litoral norte do Rio de Janeiro e do Espírito Santo apresenta possibilidade de pancadas isoladas. Em todo o restante da região, o céu permanece aberto, mas as temperaturas seguem baixas.
Centro-Oeste também amanhece gelado
A massa de ar polar avança também pelo Centro-Oeste, com manhãs frias em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. A expectativa é de tempo seco e céu claro, reforçando a sensação térmica de frio rigoroso.
Regiões mais atingidas pela onda de frio
A intensidade do frio será mais perceptível nos estados do Sul, em São Paulo, no sudoeste de Minas Gerais, no sul de Goiás, no sul do Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. Nestes locais, as temperaturas devem ficar 5°C ou mais abaixo da média para o mês de junho.
A tendência é que o frio persista até a próxima sexta-feira, dia 27 de junho, mantendo o país sob condições invernais típicas e rigorosas.


