Frente fria provoca queda brusca de temperatura em todo o Estado
Campo Grande, Quarta-feira, 18 de junho de 2025 – Uma nova frente fria já está em deslocamento pelo Centro-Sul do Brasil, e deverá provocar uma mudança radical nas condições do tempo em Mato Grosso do Sul nos próximos dias. De acordo com as previsões meteorológicas mais recentes, a primeira onda de frio intenso do inverno deve chegar com força ao Estado, trazendo temperaturas mínimas que podem atingir os 0°C, especialmente na região sul, entre Amambai, Rio Brilhante e Iguatemi.
Frio avança com força a partir de domingo
A transição para o inverno astronômico, que começa oficialmente na noite de sexta-feira (20), trará um cenário típico da estação já nos primeiros dias: céu limpo, ar seco e manhãs frias, seguidas por um aumento da nebulosidade e a chegada de instabilidades a partir de domingo, 22 de junho.
Entre domingo e segunda-feira (23), uma massa de ar polar muito intensa atingirá o Estado, provocando uma queda drástica nas temperaturas. Os termômetros devem marcar mínimas entre 4°C e 6°C em diversas localidades. Esse sistema frontal será acompanhado por ventos fortes, com rajadas acima de 60 km/h, o que deve acentuar ainda mais a sensação térmica de frio.
Terça-feira pode registrar geada e mínima de 0°C
Na terça-feira, 24 de junho, o pico do frio está previsto para atingir o sul do Mato Grosso do Sul, com mínimas entre 0°C e 2°C, e risco elevado de geada, especialmente nas áreas rurais e zonas de baixada. Em Campo Grande, a previsão aponta mínima de até 10°C, com máximas que não devem ultrapassar os 28°C ao longo do dia.
Esse fenômeno será potencializado por um efeito conhecido como “mínima invertida”, em que os valores de temperatura caem progressivamente durante o dia, mantendo o clima frio mesmo após o amanhecer.
Nova frente fria entre os dias 26 e 27 mantém o frio
Os modelos meteorológicos indicam ainda que uma nova frente fria deverá cruzar o Estado entre os dias 26 e 27 de junho, reforçando o padrão de temperaturas baixas e mantendo o frio constante até o final do mês. Esse segundo pulso de ar frio garantirá condições típicas de inverno rigoroso, com madrugadas geladas e tardes frescas, principalmente no interior do Estado.
O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) confirma a possibilidade de que os termômetros voltem a marcar valores negativos em pontos isolados, como já ocorreu em 30 de maio, quando Rio Brilhante registrou 0°C, e Amambai e Iguatemi marcaram 2°C.
As condições meteorológicas exigirão atenção à saúde, à agricultura e ao bem-estar animal, devido ao impacto das baixas temperaturas prolongadas e da intensidade dos ventos nos próximos dias.


