
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo devido à queda brusca de temperatura em diversas regiões do Brasil. A advertência, válida até o fim desta terça-feira, 24 de junho, abrange os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Rondônia.
O fenômeno climático em curso é provocado por uma frente fria intensa, que avança rapidamente pelo país. O Inmet prevê uma diminuição de mais de 5 °C na temperatura em cerca de 2 mil municípios, com risco à saúde especialmente para crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.
Chuvas e possibilidade de neve nas serras do Sul
A combinação entre a entrada de ar polar e a umidade trazida pela frente fria favorece a ocorrência de chuvas moderadas a fortes entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, o sul de Mato Grosso do Sul e o sul do estado de São Paulo.
Há também expectativa de neve localizada nas Serras Gaúcha e Catarinense entre a noite desta segunda-feira, 23 de junho, e a manhã de terça-feira, 24, especialmente em áreas elevadas dos municípios de São Joaquim, Urupema, Bom Jardim da Serra e Cambará do Sul.
São Paulo registra sensação térmica de inverno rigoroso
Na capital paulista, a segunda-feira começou com temperaturas próximas dos 8 °C, e a sensação térmica ficou ainda mais baixa devido aos ventos gelados vindos do sul. Regiões como a Zona Sul e o entorno do Parque Estadual da Serra do Mar registraram os valores mais frios.
O sistema frontal deve continuar influenciando o tempo em São Paulo até quarta-feira, mantendo o céu encoberto e os termos abaixo da média para o mês de junho.
Previsão para os próximos dias nas regiões afetadas
Nos estados do Centro-Oeste, como Mato Grosso do Sul e Goiás, as mínimas podem cair abaixo dos 10 °C nas áreas mais altas, com céu claro e baixo índice de umidade relativa do ar. Já no Sudeste, a combinação entre o frio e a nebulosidade persistente deixa os dias cinzentos e frios, sobretudo no interior de Minas Gerais e no oeste paulista.
A Região Sul, por sua vez, seguirá sob influência direta do sistema frio até o início da quarta-feira, 25 de junho, com temperaturas negativas nos planaltos e possibilidade de geada nas madrugadas.
O Inmet orienta os municípios em alerta a manterem atenção redobrada aos grupos vulneráveis e reforça que o quadro climático pode provocar impactos em setores como agricultura, saúde pública e energia.

