Inverno começa nesta sexta-feira com previsão de frio mais intenso
O inverno de 2025 terá início às 23h42 desta sexta-feira, 20 de junho, trazendo consigo as características típicas da estação mais fria do ano: menos chuva, temperaturas mais baixas, formação de geadas e a continuidade dos nevoeiros, que já marcaram presença durante o outono em quase todas as regiões do Paraná.
A previsão do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) indica que o inverno deste ano será mais frio do que o de 2024, embora ligeiramente mais quente do que a média histórica. A precipitação deve se manter dentro do padrão esperado para o período.
Frentes frias vão guiar a distribuição das chuvas
Segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, a distribuição das chuvas no inverno acompanha o padrão das frentes frias, que se deslocam sobre o território paranaense. “Julho e agosto são os meses mais secos do ano no Paraná, e a partir da segunda quinzena de setembro, com o aquecimento mais intenso da atmosfera entre o Centro-Oeste do Brasil e o Paraguai, as chuvas voltam a ganhar força com a formação de áreas de instabilidade”, detalha Kneib.
Formação de geadas será frequente nas áreas mais altas
Com o avanço de massas de ar frio e seco, especialmente após as frentes frias, o frio tende a se intensificar em curtos períodos de 24 a 48 horas. O meteorologista ressalta que essas massas de origem polar favorecem significativamente a formação de geadas, sobretudo nas regiões mais elevadas do Estado: Sul, Centro-Sul, Centro, Campos Gerais e sul da Região Metropolitana de Curitiba.
A probabilidade de geadas é menor no Norte do Estado, mas, mesmo assim, a população pode acompanhar os avisos com antecedência por meio do serviço Alerta Geada, mantido pelo IDR-Paraná e pelo Simepar desde 1995. O mapa do Alerta Geada está disponível na página inicial do site do Simepar.
Nevoeiros continuarão presentes nas manhãs frias
Outro fenômeno típico do inverno, os nevoeiros, deve continuar sendo registrado com frequência, principalmente entre a madrugada e o início da manhã. Não há previsão de fenômenos extremos fora do esperado para esta estação, o que reforça a expectativa de chuvas dentro da média climática.
De acordo com Kneib, “as temperaturas em 2025 serão mais baixas do que no inverno de 2024, que foi marcado por bloqueios atmosféricos persistentes que mantiveram os termômetros mais altos do que o normal. Neste ano, as temperaturas deverão ficar levemente acima da média histórica, mas ainda assim serão mais frias do que as do ano anterior”.
Chuvas e temperaturas médias esperadas para julho, agosto e setembro
Julho costuma ser o mês mais seco, com destaque para o Litoral, onde os acumulados variam de 54 mm a 178 mm. No Norte, as chuvas são mais escassas, com registros entre 32 mm e 75 mm. As temperaturas mais altas do mês ocorrem também no Norte, variando entre 12°C e 24°C, enquanto no Sul os termômetros marcam entre 8°C e 19°C.
Em agosto, o Sul do Estado registra os maiores volumes de chuva, entre 52 mm e 128 mm, e o Norte permanece com os menores acumulados, entre 18 mm e 108 mm. As temperaturas mais elevadas aparecem nas regiões Norte e Oeste, entre 13°C e 26°C, enquanto o Sul permanece mais frio, entre 8°C e 22°C, e a Região Metropolitana de Curitiba varia entre 10°C e 22°C.
Já em setembro, com a elevação das temperaturas, os índices pluviométricos aumentam. O Sul pode atingir acumulados de até 201 mm, enquanto o Norte varia entre 55 mm e 154 mm. As temperaturas começam a subir: no Norte e no Oeste, ficam entre 15°C e 28°C; no Sul, entre 11°C e 23°C; e na Região Metropolitana de Curitiba, entre 12°C e 23°C.
Outono teve menos chuva, mas temperaturas dentro da média
O outono de 2025 foi caracterizado por precipitações abaixo da média histórica em quase todo o Paraná, com destaque negativo para o Oeste e Sudoeste, especialmente nas imediações de Cascavel, onde a deficiência hídrica chegou a 180 mm abaixo do normal. Uma pequena área no Centro-Sul, próxima a Pinhão, teve chuvas 100 mm acima da média, e nas redondezas de Paranavaí, os acumulados ficaram levemente acima do esperado.
A temperatura no outono se manteve dentro da média histórica na maior parte do território estadual, sem registros de áreas com temperatura abaixo do normal. Algumas cidades, no entanto, apresentaram valores ligeiramente superiores ao esperado. O destaque foi Cândido de Abreu, onde a média foi 2°C acima do padrão climático para o trimestre entre abril e junho de 2025.
Para o meteorologista Reinaldo Kneib, o outono de 2025 foi mais frio que o de 2024, que teve maior volume de chuvas, especialmente nas áreas de divisa com Santa Catarina, devido à maior frequência de sistemas precipitantes nessas regiões.


